Volta ao Concelho de Almodovar

almodovar9
ASFIC com a equipa desfalcada garante o 2 º lugar por equipas na 9ª Volta ao Concelho de Almodovar.

Decorreu no passado sábado e domingo, 12 e 13 de março, a 9.ª Volta ao Concelho de Almodôvar em Ciclismo, prova em que alinharam 140 concorrentes de 26 equipas portuguesas e espanholas. A ASFIC Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic participou nesta prova com a sua equipa desfalcada e reduzida a 5 elementos, uma vez que à última hora os outros 5 ciclistas, por motivos diversos, não puderam acompanhar a equipa. Mesmo em inferioridade participamos nesta competição com os ciclistas Rui Rodrigues, João Portela, Helder Pereira, Humberto Careca e Jorge Madeira, tendo sido reforçada por um elemento da equipa de BTT da Asfic, Edgar Oliveira. A 1.ª etapa, com 91 km, decorreu na tarde do dia 12, tendo a corrida decorrido a um ritmo elevado. Os atletas da ASFIC Edgar Oliveira e Hélder Pereira ainda por vezes diferentes estiveram em fuga, mas foram sempre alcançados pelo pelotão. A etapa acabou após uma subida acentuada com cerca de 4 km, tendo a chegada sido dispersa de vários atletas. A etapa viria a ser ganha por Pedro Cidoncha da equipa Espanhola da Tany Nature. A 6 segundos e em 5.º lugar chegou João Portela, o primeiro atleta da ASFIC. Nesta primeira etapa a equipa do concelho de Rio Maior mesmo em inferioridade numérica mostrou um excelente trabalho alcançando o 4.º lugar por equipas, tendo para além de João Portela no 5.º lugar, alcançado ainda o 11.º por Rui Rodrigues, o 15.º por Humberto Careca, o 35.º por Jorge Madeira, o 50.º por Hélder Pereira e 0 74.º por Edgar Oliveira. No dia 13, da parte da manhã, decorreu a 2.ª etapa, composta por 64 km, tendo alinhado 130 atletas, por terem desistido 10 na etapa anterior. A etapa rodou a um ritmo bastante elevado, tendo terminado com uma média superior a 43 km/h. Mais uma vez os 6 atletas da ASFIC estiveram sempre na frente do pelotão , tendo Humberto Careca e Edgar Oliveira integrado duas fugas que foram alcançadas pelo pelotão.
Desta vez a chegada foi em pelotão compacto, tendo a vitória sido disputada ao sprint e ganha por outro atleta da equipa espanhola, Tany Nature. A ASFIC alcançou novamente o 4.º lugar por equipas, tendo João Portela sido 4.º, Rui Rodrigues 13.º, Hélder Pereira 25.º, Edgar Oliveira 30.º, Humberto Careca 40.º e Jorge Madeira 52.º. Nesta etapa chegaram fora de controlo do tempo 11 ciclistas, tendo desistido 9.
Para a última etapa, que decorreu da parte da tarde e era composta por um circuito fechado de 10 voltas que perfazia um total de 45km, já só alinharam 98 atletas, e destes viriam a desistir 25. A etapa decorreu a um ritmo elevado, tendo à 4.ª volta João Portela arriscado a fuga juntamente com o atleta André Felipe, não tendo sido alcançados até final. João Portela passou a meta em 1.º e venceu a 3.ª etapa da 9.ª Volta ao Concelho de Almodôvar, logo seguido por André Filipe, ciclistas que ganharam 1m27s para o pelotão. A ASFIC venceu também por equipas esta etapa, classificando-se os restantes atletas nas seguintes posições: Hélder Pereira 11.º, Rui Rodrigues 25.º, Edgar Oliveira 33.º, Jorge Madeira 38.º e Humberto Careca 39.º. No final da 9ª Volta ao concelho de Almodôvar, e mesmo em inferioridade numérica em relação aos seus principais opositores que se apresentaram com as suas equipas completas, a ASFIC Grupo Parapedra /Dinazoo /Riomagic, foi a 2.ª melhor equipa da prova, subindo ao segundo lugar do pódio. Na geral individual, João portela alcançou também o 2.º Lugar do pódio. Os restantes atletas classificaram-se da seguinte forma: Rui Rodrigues 12.º, Humberto Careca 27.º, Jorge Madeira 28.º, Hélder Pereira 31.º e Edgar Oliveira 37.º. A ASFIC, através de João portela, subiu ao 1.º lugar do pódio mais duas vezes, ao ganhar a camisola verde, classificação por pontos (a Classificação por Pontos é estabelecida pela soma dos pontos obtidos em cada uma das etapas ) e a camisola azul (vencedor da categoria master 30). Através do ciclista Rui Rodrigues, a ASFIC subiu também ao segundo lugar do pódio, na categoria master40. Não podemos deixar de enaltecer a prestação e atitude dos atletas da ASFIC , que mesmo em inferioridade numérica, foram enormes e souberam lutar contra todas as equipas e impor a sua raça e determinação. Congratulamo-nos e estamos orgulhosos pelos resultados obtidos e mesmo com a equipa reduzida e os atletas a terem de fazer um esforço muito maior fomos a única equipa que não desistiu nenhum atleta”.
Queremos dedicar este excelente resultado obtido a todos os nossos patrocinadores, em especial ao Gonçalo Pinheiro do Grupo Parapedra.
Conforme prometemos aos nossos patrocinadores e à Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, durante a apresentação da equipa, mais uma vez os dignificámos.

Imprimir Email

ASFIC RIBEIRA DE SÃO JOÃO
Equipa de Ciclismo
Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic

Siga-nos